São Tomé - Informações úteis

Informações úteis

Para entrar no território de São Tomé e Príncipe deverá apresentar um passaporte com validade superior a 12 meses e um visto de entrada obtido junto às representações diplomáticas da República Democrática de São Tomé e Príncipe no estrangeiro.


Transportes


As principais linhas aéreas a operar em São Tomé e Príncipe são:

STP Airways (Transportes Aéreos de S. Tomé e Príncipe) - www.stpairways.st

TAP Portugal - www.flytap.com

TAAG (Linhas Aéreas de Angola) - www.taag.com

Air Nigeria - www.islandtour-travel.com

São Tomé e Príncipe dispõe de estradas alcatroadas e estradas de terra que obrigam ao uso de veículos 4x4. De motorizada, bicicleta ou mesmo a pé é possivel chegar a pontos mais isolados das ilhas. Poderá alugar um veículo juntos de uma agência local de rent-a-car, ou optar pelos transportes públicos entre taxis coletivos, autocarros públicos e motoqueiros.
Requisitos de entrada



Saúde


É aconselhado aos viajantes que tenham as vacinas do Tétano, da Hepatite A e B e da Febre Tifoide. É também recomendado a profilaxia contra a malária. O consumo de água deve restringir-se a àgua engarrafada e deve evitar-se o consumo de alimentos crus. O hospital Dr, Ayres de Meneses é o único hospital de São Tomé. Existem depois postos de saúde distritais ou clínicas privadas.




Dinheiro

A moeda local é a Dobra e encontra-se em notas de 100.000, 50.000, 20.000, 10.000 e 5.000 e em moedas de 2.000, 1.000 e 500. A taxa de câmbio com o Euro foi fixada em 24.500 STD = 1€. Para além do euro, o dólar também é aceite como moeda de troca na maioria dos locais mais turísticos, contudo é aconselhável ter sempre Dobras, preferencialmente em notas pequenas, de forma a facilitar o troco nas pequenas compras.